1/09/2011

O Manguebeat, o Chico Science, a Nação Zumbi, Otto e Lenine

No fim da década de 90 um amigo deu-me a conhecer o Afrociberdellia. Esse album, como tantos outros ao longo da minha vida marcou-me durante meses desse ano, creio que foi 98... o que não deixa de ser engraçado com o paralelismo com a expo98 em Lisboa que transmitia uma mensagem de multi-culturalismo.

Então vamos por partes. Algumas músicas que me marcaram:
A Cidade - Esta música tem um piscar de olho a musica tradicional Portuguesa logo no início. E o Chico Science nasceu numa das cidades mais influenciadas pelos Portugueses: Olinda.


Maracatu Atômico - Esta para mim é "A faixa" essencial do movimento Manguebeat


Manguetown


O movimento Manguebeat teve direito a manifesto chamado Caranguejos com Cérebro escrito por Fred04 dos Mundo Livre SA, mais uma banda que gravitava há volta deste estilo.

Anos mais tarde também ouvi os álbuns de Otto (Sampa pra Burro e o mais recente Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos) que saiu dos Mundo Livre SA.

Otto - Bob (vê-se a Adriana Calcanhoto neste video)


Otto - 6 minutos - ao vivo


Os links que encontro na web já não indicam como pertencendo ao movimento manguebeat, mas o alcance deste foi tão grande que influenciou outros artistas e eu acredito que o Lenine no album Na Pressão de 1999 estava em perfeita sintonia com a malta do Manguebeat

Lenine - Jack Soul Brasileiro


Mas Lenine teve um album anterior a este, de 1997, chamado O Dia em Que Faremos Contato também carregado de influências variadas.